– Por Christiane Rodrigues *-

 Ler mais é uma das grandes preocupações da maioria das pessoas. A leitura deve ser um ato de prazer, e ela é. Gosto muito de ler, mas já descobri que nunca conseguirei ler tudo o que me interessa. Sempre me pego com a “pilha de leitura” atrasada e aquele sentimento de frustração me dizendo que não cumpri com minhas obrigações. Ora, se ler é algo prazeroso, não pode estar associado com obrigação.

O que fazer pra resolver esse dilema? Acabei adotando algumas técnicas para me ajudar a ler mais livros por ano. São  dicas simples que me ajudaram a aumentar o interesse pela leitura.

1 – Intercalar o tipo de leitura, o tamanho do livro e o gênero a cada nova leitura. Quando nos dedicamos a somente um assunto chega uma hora em que o nível de interesse cai drasticamente. Se terminei de ler um livro de ficção, agora vou ler um de romance. Se li um livro grosso e levou muito tempo, agora vou ler um fininho pra acabar rápido.

2 – Ler somente o que me faz feliz. Se começo a ler alguma coisa e aquilo não me arrebata, sequer me atrai levemente, deixo de lado. Talvez não seja a hora de ler, talvez nunca seja. Não faz mal. Existe uma infinidade de livros bons que vão me fazer feliz.

3 – Ter sempre um livro à mão. Nunca se sabe quando ficaremos parados numa fila ou em qualquer outro lugar que não nos permita fazer outra coisa. 

Nessa linha de raciocínio, se sua prateleira já está cheia de livros que você já leu ou por algum motivo você quer se desfazer deles, que tal trocar por livros que você quer ter?

Segue aqui alguns sites de troca de livros para você dar uma renovada na sua estante.

http://sebinho.com.br

www.trocandolivros.com.br

www.livralivro.com.br

www.skoob.com.br

www.sebovirthual.com.br

Aproveite as dicas e boa leitura!!

* Christiane Rodrigues é especialista em Marketing e analista de negócios da Fundação Universa.