– por Sâmara Martins* –
 
O cartão de visita apresenta o profissional ao mercado, no entanto a descrição do cargo às vezes parece obscura. Para facilitar o entendimento, entre organização e profissionais, tem-se utilizado siglas mundiais para descrição dos cargos: CEO, COO, CFO, CHRO, entre outras.
 

Apesar da iniciativa, ainda assim, é necessário ter conhecimento do idioma inglês para decifrar as siglas e identificar os cargos e funções. Para exemplificar, todas as siglas iniciam com a letra “C” de Chief que em linguagem executiva significa “principal”.

 

Conheça as siglas utilizadas e suas funções:

CEO: Chief Executive Officer. É o principal executivo, presidente, superintendente, diretor-geral;
COO: Chief Operating Officer. Esse é o executivo-chefe de operações;
CFO: Chief Financial Officer. Executivo de finanças;
CHRO: Chief Human Resources Officer. Executivo de recursos humanos;
CIO: Chief Information Officer. Executivo responsável pela estratégia por trás da tecnologia;
CTO: Chief Technology officer. Comanda a arquitetura e a infra-estrutura dos sistemas;
CKO: Chief Knowledge officer. Administra o capital intelectual da empresa;
CRO: Chief Risk Officer. Administra riscos, avalia itens como estratégia do negócio, concorrência, legislação e problemas ambientais;
CMO: Chief Marketing Officer. Executivo chefe de marketing;
CIO: Chief Imagination Officer. Executivo chefe de imaginação, responsável por promover a criatividade entre o pessoal.

 

Sâmara Martins é assessora educacional da Universa Escola de Gestão.