por Fabrícia Araújo*

 

O consumidor ficou mais exigente ao longo dos anos. Não importa qual a área de atuação de uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor, o primordial é o atendimento. O cliente só retorna se receber atenção e for bem tratado, caso contrário, ele vai embora chateado e ainda propaga uma imagem negativa da empresa.

Esse tema é tão importante que o consultor Eduardo Tevah, dono de uma das maiores marcas de moda masculina no Brasil, disse em uma palestra que “o diferencial das empresas de sucesso estará na sua capacidade de dar um atendimento show e conquistar a preferência dos seus clientes”. Nesse sentido, quem trabalha diretamente com o público deve ser educado, simpático, atencioso e, principalmente, deve ter conhecimento do produto ou serviço que irá oferecer.

A cordialidade é imprescindível para um excelente atendimento

O comandante Rolim Amaro, também dizia: “A TAM criou um relacionamento novo com o passageiro. O cliente é o maior bem que uma organização pode ter. (…) não podemos é quebrar esse pilar da credibilidade, da comunicação, do canal que permite às pessoas saberem que podemos resolver o seu problema. Isso não há dinheiro no mundo que pague”. Palavras sábias de um homem que realizou o sonho de ter uma das melhores companhias aéreas do Brasil.

De fato, um excelente atendimento requer uma equipe motivada e bem preparada, por isso, a capacitação torna-se fundamental para quem trabalha com o público. A leitura é uma grande aliada daqueles que querem progredir na carreira e fazer a diferença no trabalho. Lembre-se: uma boa apresentação pessoal é fundamental, pois como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”.

 

*Fabrícia Araújo é jornalista