-por Sâmara Martins*-

Fala-se muito de Coaching, mas o que é isso na verdade? Primeiramente a palavra Coaching em inglês é usada para designar  “ tutor particular”.  Alguém que prepara o aluno para um exame de uma determinada matéria, ou um   treinador de atletas, ou de atores e cantores. Atualmente essa palavra tem sido usada para nomear um serviço para qualificação de profissionais que querem dar um up na sua carreira.

O Coaching é um processo desenvolvido por um profissional (coach) que traça os objetivos a serem alcançados visando a satisfação do cliente (couchee). O Coach atua motivando o Couchee, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais. O trabalho tem início, meio e fim e possui metas que podem ser realizadas a curto, médio e longo prazo, por meio da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.

Existem vários tipos de Coaching:

a) executivo – focado na melhoria da performance e excelência pessoal dos profissionais da área de negócios;

 b) pessoal ou de vida – visa a auto-realização das pessoas e;

c) performance ou desempenho – tem como objetivo potencializar ou mesmo destravar as habilidades naturais dos profissionais.  A dica é procurar um profissional com referências.

Alunos dos MBAs e Pós da Universa Escola de Gestão participam de coaching  por meio do programa UNIVERSA VOCÊ.

*Sâmara Martins é assessora educacional