Motivação profissional

Por Janine Costa, coordenadora acadêmica –

A motivação profissional está diretamente ligada ao real significado que o trabalho imprime em nossas vidas. Na busca desse sentido, as metas profissionais e pessoais precisam se encontrar. Para tanto, de tempos em tempos, o profissional necessita realizar uma avaliação pessoal de qual tem sido a sua contribuição ao ambiente de trabalho e qual a contribuição que suas atividades profissionais têm trazido para sua própria vida.

Nesse processo avaliativo, encontrar links entre o trabalho e a vida pessoal pode ser estimulante: perceber como as habilidades organizacionais podem favorecer a organização cotidiana; como o exercício do bom convívio com os colegas pode melhorar as relações familiares; como novas habilidades exigidas podem favorecer a postura perante a vida.

Compreender que o trabalho é um importante mestre que estimula o crescimento pessoal, imprimindo mudanças significativas ao ser, é uma nova maneira de encarar a profissão. O sentido se amplia, e a vontade de enfrentar o cotidiano organizacional pode se tornar mais estimulante.