No dia 14 de outubro, das 19h30 às 21h30, no auditório da Livraria Cultura do Casa Park, acontece mais uma palestra do Programa. Com o tema “Oratória – A arte de falar em público”, a professora Ruzia Barbosa ensinará como expressar-se de forma coerente. Confira a entrevista com a palestrante.

Professora Ruzia, o que é a oratória?
A oratória é a arte de se falar em público. É você saber se expressar corretamente em público. Antes havia uma diferença entre oratória e retórica. A retórica são as técnicas que eram formuladas para que se usasse a voz da melhor forma, a argumentação da melhor forma. A oratória e a retórica estão juntas. A oratória é a arte de falar em público corretamente aplicando as técnicas adequadas.

Como a oratória pode beneficiar ou prejudicar o profissional?
A palavra é uma arma e a oratória a arte de falar. Se eu souber manusear essa arma, eu tanto posso usá-la tanto para o bem quanto para o mal. Nós temos grandes exemplos como Gandhi, Jesus Cristo para o lado do bem e Hitler para um lado não tão bom assim.

E como as técnicas da oratória podem ser usadas no dia a dia em uma empresa?
As técnicas da oratória em termos de utilização em empresas são muito úteis porque às vezes no primeiro momento que temos uma objeção em uma empresa, sempre que aparece uma barreira. Se você não estiver preparado, se eu não souber como lidar com essa situação, eu posso perder de vez aquele emprego. Se eu não estiver preparado com as devidas técnicas e não souber como contornar a situação isso pode me prejudicar muito na empresa.

Tem alguma técnica específica para se falar em público?
Existem muitas técnicas para se falar em público. A primeira delas e a mais importante é você ter conhecimento do que irá falar. A pessoa que fala em público eloquente. A eloquência engloba cinco fatores:
• O primeiro é o conhecimento.Eu tenho que conhecer profundamente o que eu vou falar;
• Segundo, não necessariamente nessa ordem, é a sinceridade. Eu devo expor o que eu sei e dizer quando eu não sei;
• Podemos considerar o terceiro, o entusiasmo. Eu tenho que ser o primeiro a gostar daquilo que eu vou dizer. Então eu tenho que colocar o entusiasmo na fala, na informação;
• Nos temos a coragem. Não adianta eu ter todos esses outros fatores se eu não tiver coragem de falar em público;
• Por último a naturalidade. Eu tenho que tentar ser o mais natural possível.

A expressão corporal é importante. Por quê?
A Expressão corporal é vista dentro da oratória como recurso não-verbal. A verbal é o conhecimento e não-verbal é tudo aquilo que estamos mostrando às pessoas. As pessoas normalmente comprar nossa imagem para depois comprar nosso produto. Então, o nosso corpo ele passa, a nossa voz, eles passam muita informação.