Leitura: Universa Indica – por Sâmara Martins –

Quais fatos transformam radicalmente o comportamento das pessoas?  Como ocorrem essas transformações? São as pequenas atitudes que fazem uma grande diferença. Este é o posicionamento de Malcolm Gladwell no livro O ponto da Virada (Ed. Sextante). Gladwell ensina que as mudanças dependem do estímulo certo, na hora certa. Ao explicitar sobre o ponto da virada o autor utiliza-se da palavra epidemia. Ele acredita que as tendências da moda, fenômenos da propaganda boca a boca, mudanças da noite para o dia se espalham rapidamente como vírus, contagiando um grande número de pessoas.
Um case  interessante que ilustra estas epidemias é o da  fábrica de sapatos Hush Puppies. Os fabricantes estavam prestes a cancelar a produção devida à queda nas vendas, quando no início de 1995 um estilista de Nova York encontrou, em um evento, com dois executivos da fábrica de sapatos e lhes disse que os Hush Puppies eram a última moda na noite de Manhattan. Acrescentou que era uma raridade encontrar os sapatos e os interessados iam aos brechós comprá-los.
No outono de 1995 um designer de moda ligou para os executivos e pediu os Hushie Puppies para sua coleção de primavera. Em dois anos os sapatos emplacaram internacionalmente.

Os jovens que estavam usando os sapatos não tinham intenção de promoção, usavam porque ninguém usava. No entanto, os designers gostaram do que viram e  aconteceu o ponto da virada conceituado por Gladwell.

É importante escolher o caminho certo na hora exata.

O livro apresentada as três regras que regem as epidemias: a regra dos eleitos, o autor afirma o sucesso de qualquer epidemia depende do envolvimento das pessoas dotadas de um conjunto raro e particular de talentos sociais. E alerta que normalmente estamos cercados dessas pessoas e não damos a devida atenção. Ele denomina essas pessoas especiais de comunicadores, experts e vendedores;  o fator de fixação, que tem na publicidade uma ferramenta essencial para  encontrar uma forma de embalar a informação e deixá-la irresistível;  e o poder do contexto, enfatiza que as epidemias são sensíveis às condições e circunstâncias do tempo e do lugar em que ocorrem.

É muito importante entender os princípios da propaganda boca a boca. O ponto da virada é um momento de grande sensibilidade e as mudanças realizadas nesses momentos de ebulição podem ter conseqüências enormes.