O professor Nihad Bassis, membro do corpo docente da Universa Escola de Gestão e professor da pós de Governança de TI, foi convidado a integrar a Comissão de Estudo Especial de Controle e Combate a Fraudes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No dia 25 de março deste ano, a Comissão foi oficialmente instalada na sede da SERASA-Experian em São Paulo. A Comissão de Estudo Especial de Controle e Combate a Fraudes (ABNT/CEE-139) atuará como espelho de um comitê técnico da International Organization for Standardization (ISO), o ISO/TC 247-Technical Committee Fraud countermeasures and controls. Ainda não há normas nacionais, estrangeiras, regionais ou internacionais sobre o assunto.

A ABNT/CEE-139 se dedicará à normalização no campo da detecção, prevenção e controle de identidade, financeiro, produto e outras formas de fraude econômica e social. Adotará normas a serem elaboradas no ISO/TC 247 e em seu trabalho poderá ter interface com o Comitê Brasileiro de Computadores e Processamento de Dados (ABNT/CB-21), com a Comissão de Estudo Especial de Gestão de Riscos (ABNT/CEE-63) e a Comissão de Estudo Especial de Serviços Financeiros (ABNT/CEE-112).

Nihad Bassis, experiente consultor em boas práticas de governança e segurança da informação, também é membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e atua como auditor independente e perito judicial na avaliação de projetos no setor privado e em órgãos públicos.