Eduardo Tevah, que faz questão de dizer que tem pós-graduação na “FABABA – Faculdade da Barriga no Balcão”, enumerou as características fundamentais para o sucesso do varejo.

O varejo que funciona:

1. Craques em Gente

É essencial que os funcionários tenham alta competência técnica aliada à alta competência humana.  Apenas um deles não basta.

2 .Contrata melhor e treina muito

Atualmente, os candidatos a uma vaga de emprego já sabem exatamente o que dizer e o que não dizer nas entrevistas. São mecânicos e treinados. É preciso encontrar uma maneira de contornar isso e testá-lo realmente.

Dicas do Tevah:

Não contrate quem não sorri. Se não sorriu na entrevista, não vai sorrir para o seu cliente.
Escreva tudo o que você espera do seu funcionário, entregue a ele e faça-o assinar, para que ambos conheçam as expectativas.


A gestão deve estar apoiada em três pontos:

A) MOBILIZAR: Todos os funcionários devem focar um objetivo comum e ir na mesma direção.

B) TREINAR: Quem trabalha com gente, não pode fugir do treinamento

C) AVALIAR: O diálogo é fundamental e, hoje em dia, está cada vez mais escasso

E, para atingir o sucesso, é preciso ter ATITUDE. Não basta apenas inteligência, experiência e boa formação.

3.Tem uma equipe de vendas show

Em apenas dois minutos de conversa, o cliente deve ter duas sensações: “Que pessoa legal!” e “Esse(a) entende do assunto”.

Todos os vendedores devem ter em mente que não devem vender, e sim ajudar o cliente a comprar.

Dicas do Tevah:

Não informe o preço antes de o cliente perguntar. E, quando o cliente perguntar, siga falando depois de dar o preço, evidencie os benefícios do seu produto.


4.Tem pessoas criativas que experimentam o seu máximo

As pessoas devem sempre se perguntar “Em que eu poderia melhorar?”. E todos têm motivos para experimentar o seu máximo: Manter o emprego, realizar projetos de vida, fazer uma carreira e só sair do atual emprego se lhe pagarem bem mais.

5. Faz venda adicional

É indicado tentar vender outro produto/serviço, o consumidor não fica chateado com o vendedor que oferece, e sim com o que insiste. E é essencial mostrar o produto ao cliente, e não apenas fazer referência a ele.

6. Tem um atendimento show

Um a cada 25 atendimentos no mercado são considerados encantadores. Isso significa dizer que há grande chance do seu atendimento impressionar e gerar bons resultados.

Um grande desafio é focar toda a equipe no encantamento do cliente. É muito clara a necessidade de valorizar o cliente quando os funcionários se dão conta de que é graças a ele que o salário chega.

Outro ponto fundamental é manter clientes atuais, cuidando do pós-venda.

Tevah concedeu autógrafos e conversou com o público ao final da palestra

O importante é a preferência, e não a exclusividade.

Os cuidados a serem tomados:

-Tratar o cliente pelo nome

-Entrar em contato no dia do aniversário do cliente

-Agradecer aos clientes por comprarem com você

-Tratatar diferenciadamente os melhores clientes

-Investir em fidelização e contato com o cliente

-Enviar e-mail de agradecimento e telefonar após a venda para medir a satisfação

-Criar sistema para que os clientes dêem nota para o atendimento que recebem

-Deve ser fácil fazer uma reclamação na sua empresa

-Ter serviço de café, chá, pirulito, etc.

8. Cria um posicionamento na mente do consumidor

Tevah resumiu em: “Torne-se distinto ou acabe extinto”

9. Está focado em resultados

Todos devem ter em mente que uma pessoa vale por seus resultados. O mercado não remunera potencial; só remunera desempenho.

Dicas do Tevah

Para o gestor: Esteja mais perto de sua equipe e de seus clientes para entender o que se passa na sua empresa. O maior inimigo do gestor é a sala dele e a tela do computador.

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