Por Christiane Rodrigues*

Se não existe esforço, não existe progresso. (Frederick Douglass)

Como avaliar o seu progresso nos últimos anos? Para começar, é importante entender que existem três grandes áreas de progresso: a material, a intelectual e a espiritual.

Comece pela área mais concreta, o progresso material. Defina um tempo – cinco anos, por exemplo – e faça um balanço financeiro. Aqui é uma análise do que você acumulou.

Depois faça uma análise do progresso intelectual. Uma importante característica da sua evolução intelectual é o progresso de suas competências, o famoso CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes). Pense: quantos livros você leu nos últimos dois anos? Quantos cursos de atualização fez nesse período? Quanto você investiu em qualificação para sua carreira? Você desenvolveu alguma nova habilidade ou mesmo aperfeiçoou alguma que já possuía?

Por fim, avalie o progresso espiritual. Uma pessoa realiza progresso espiritual quando progride em qualidades intelectuais ou morais, ou ambas. Pense em como você encara os fatos da vida, como entende o seu papel na comunidade e suas atitudes perante o próximo.

Feita essa avaliação, a próxima etapa é o redesenhar seu plano. Todo ciclo, para que seja contínuo, é formado por começos e equilíbrio para os re-começos. Pulsam dentro de nós potencialidades extraordinárias à espera de desenvolvimento e de realização.  As potencialidades se tornarão reais à medida que nos dedicarmos a cultivá-las.

* Christiane Rodrigues é especialista em Marketing e analista de negócios da Fundação Universa.

 

 

 

About these ads