A aprendizagem é fundamental no ambiente corporativo

- por Janine Costa* -

 

Aprendizagem ainda se apresenta como um termo recente no vocabulário de negócios. Verbos como planejar, treinar, decidir e controlar são comuns na área de gestão, no entanto, aprender ainda é uma palavra pouco utilizada. O desenvolvimento de competências e habilidades por meio de capacitação, ainda é considerado por algumas organizações, como um processo em que o próprio funcionário tem a obrigação de buscar por conta própria. Nessa perspectiva, o desenvolvimento de pessoas é desconsiderado como responsabilidade da organização.

Entretanto, o cerne da filosofia de renovação consiste no reconhecimento da aprendizagem como elemento fundamental para o desenvolvimento organizacional. A criatividade, a capacidade de mudança e o dinamismo são características de organizações que proporcionam possibilidades de aprendizado aos seus colaboradores. Portanto, pesquisas comprovam que empresas que assumem o este papel frente à educação de sua equipe, caminham à frente em termos de qualidade.

Daí nasce uma necessidade estratégica de parcerias com instituições de ensino, no sentido de possibilitar aos profissionais da educação, que detém uma visão pedagógica, a condução do aprendizado organizacional. Estruturar internamente a capacitação e desenvolvimento de pessoas com momentos de aprendizado por meio de cursos in company, ou por convênios com cursos de especialização, é caminho certeiro rumo ao sucesso.

 

*Janine Costa é coordenadora acadêmica da Universa Escola de Gestão.

About these ads