– por Janine Costa* –
Segundo matéria publicada no THE WALL STREET JOURNAL AMERICAS, em 07 de fevereiro de 2011, a Faculdade de Administração Harvard está modificando o seu currículo, conforme cita no texto: “A universidade provocou rebuliço há duas semanas quando informou que ia reformular de maneira significativa seu programa de MBA, acrescentando novos cursos requeridos com um foco maior em ética e trabalho em equipe.”
A Universa Escola de Gestão incluiu recentemente em seus programas de MBA Executivo e MBA em Planejamento Público, disciplinas como: Responsabilidade Social e Ética, além de privilegiar tais aspectos em seu currículo de uma maneira geral. Tal mudança se deu ao fato de nos pautarmos em pesquisas e estudos organizacionais recentes que apresentam que de nada vale estratégias de negócios visando ampliação de mercado e a conquista de clientes, se não é considerada a interdependência necessária para uma boa execução dos processos que compõem as redes sociais e cadeia produtiva.
Tal compreensão sinaliza uma nova visão do contexto organizacional, que pode ser retratada como uma gestão de negócios de maneira socialmente responsável, ecologicamente correta e com maior responsabilidade social. Para tanto, a educação cumpre seu papel de contribuinte na formação de lideranças que, por meio de um olhar integrado da sociedade, assumam um papel mais ético frente aos novos desafios da coletividade.
*Janine Costa é coordenadora acadêmica da Universa Escola de Gestão.
1 comentário
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16/02/2011 às 8:07
Jamile Mourão
A escola ensina mas o teste da lição vem na vida prática mesmo. Em inícios de governo como estamos é recorrente ouvir o discurso ético de contenção de gastos e de transparência, mas isso não dura nem o primeiro quadrimestre dos novos governos. O governo brasileiro está na contramão do que empresas tem insistido: negócios sustentáveis, limpos e éticos, sem conhavos, sem acordos, sem corrupção.