A entrega do Prêmio ANPV 2010, promovido pela Associação Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil (ANVP), aconteceu na última quarta-feira, 05 de maio, no Auditório Petronio Portela no Senado Federal. Na ocasião, 100 cidades brasileiras receberam condecorações pelo esforço dos seus gestores em torná-las as mais sustentáveis do país.

Entrega do Prêmio ANPV 2010, no Senado Federal (Foto de André Oliveira)

A ANPV lançou o prêmio neste ano com o intuito de destacar as prefeituras modelo do país e estimular a integração e reconhecimento dos gestores municipais. Arnaldo Lima, presidente da Associação, destacou a satisfação em promover o prêmio e reconhecer as ações dos prefeitos: “É muito importante que possamos divulgar a gestão de sucesso e mostrar por todo o Brasil o trabalho sério e comprometido de diversas prefeituras do país.”

Em parceria com a ANPV, a Fundação Universa teve papel fundamental na seleção dos homenageados: Entre os mais de cinco mil municípios brasileiros, foram analisados fatores como espírito empreendedorista, adoção do orçamento participativo, transparência no controle de gastos, aplicação de recursos, entre outros.  É importante ressaltar, ainda, que os critérios foram estabelecidos de modo que os municípios maiores e com mais recursos fossem favorecidos, e sim que fosse considerado o trabalho de cada prefeitura, dentro de sua própria realidade.

Oto Morato, representante da Universa, que também foi homenageada na solenidade, mostrou o impacto positivo do prêmio: “a premiação é um marco que dá início a uma grande mudança na agenda política do país, que passará a se basear no mérito, na ética e no benefício à população. Com o reconhecimento do trabalho dos prefeitos, outros municípios serão estimulados a fazer uma boa gestão”.

About these ads